segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Comunicação de Joaquim Carlos Araújo (professor do Ensino Secundário, Mestre)



Razão e Desrazão

A loucura, longe de ser uma anomalia, é a condição normal humana. Não ter consciência dela, e ela não ser grande, é ser homem normal. Não ter consciência dela e ela ser grande, é ser louco. Ter consciência dela e ela ser pequena é ser desiludido. Ter consciência dela e ela ser grande é ser génio.

Fernando Pessoa
(Aforismos e afins.  São Paulo: Cia das Letras, 2006. P. 12)


Homo sum, humani nihil a me alienum puto.

Terêncio
  (Heauton Timorumenos, V. 77.)


1. Sabe-se que a razão humana possui uma especificidade única que é a de visar qualquer objeto muito para além das possibilidades reais daquilo que perceciona. Todo o ser humano pensa em muitíssimas mais coisas do que aquelas que pode experienciar empiricamente. Exemplificando de modo simples, ao dirigir a minha atenção para esta mesa eu sei (só que não penso nisso no momento em que dirijo a atenção para esta mesa) que ela engloba partes e pormenores que não vejo nem sinto, mas possuo a crença de que elas existem de facto. Tenho razões e evidências para acreditar que a mesa possui a parte de baixo do tampo, uma ou outra perna que não diviso, etc. Não duvido, apesar disso, da existência da mesa (nem tinha de o fazer). E parece ser assim com todas as pessoas, o que demonstra a nossa natural crença verdadeira (supostamente) justificada acerca das entidades fácticas.
2. Mediante o corpo sei que me encontro num mundo físico, desde que consciente do meu pensamento que me pensa e pensa os outros. Através do corpo concebo um mundo com vários significados. É o aqui e agora sempre constantes que me dizem igualmente que os outros estão presentes e agem no mundo como eu. Sinto o outro em mim mesmo do mesmo modo que pelo meu corpo me sinto a mim próprio. E como o outro não é apenas um momento daquilo que me é próprio, também não o posso identificar com a consciência que dele tenho, num solipsismo enganador.
3. Os outros são o meu não-eu e nessa intropatia reconheço-os como objetos numa comunidade da qual faço, irremediavelmente, parte integrante. Quando perco a consciência perco-me de mim e do mundo. Neste hiato fenomenológico reside a génese daquilo que entendemos como loucura. A loucura começa quando extravio a noção dessa intersubjetividade e fico enclausurado, por exemplo, na alucinação, ou seja, ajo enquanto senhor de um único mundo ou, que daqui resulta numa projeção maior, crio um ente supra individual que me guia a ação, pairando absoluto, distinto e único, acima de todos os sujeitos incluindo a minha pessoa. Quer dizer, não se alcança uma adequação (para utilizarmos linguagem husserliana) entre a intenção do ato consciente («objectivante», para a ciência) e as sínteses mais acabadas/preenchidas da doação completa do objeto (Bedeutungserfüllung) – a questão central da fenomenologia. O sujeito pode introjetar as qualidades sensíveis das coisas numa fantasia que as traduz, virtualmente, num correlato do seu visado, não possuindo nem um aqui nem um ali. Enfim, a desrazão toma conta do meu ser no mundo.
4. Não querendo, de momento, explanar a conceção husserliana acerca do ideal de adequação e seus vários graus, o que irremediavelmente nos levaria para a relação sensibilidade/entendimento, admitimos que a loucura, ou desrazão, se desenvolve segundo uma constante, a variação imaginária. Do mesmo modo que o imaginário nos pode (re)colocar no real (mediante a criação, por exemplo) autoriza, inclusive, e desafortunadamente, a alienar-nos de nós próprios e de acordo com a sua maior ou menor frequência. A criança que possui um amigo imaginário é por ele ajudada mediante as suas projeções no contexto social que habita. Em contrapartida pode, também, sentir-se agredida pelo amigo – aqui, já a loucura produz um imaginário de alta frequência, perigoso, excessivo, carecendo de eventual intervenção psicoterapêutica.   
5. Defendemos, ainda, e sem grande originalidade, que a loucura varia na proporção inversa da razão. Mas gostaríamos de chamar a esta relação (usurpando um pouco da linguagem matemática) a constante filosófica LR. Para seguirmos a analogia, diremos que se dobrarmos o valor inicial de L (loucura), R (razão) terá o seu valor correspondente dividido por dois e vice- versa. De outro modo, se R se triplica então L divide-se por três e assim sucessivamente. Se uma grandeza cresce a outra decresce de forma proporcional.
6. Problemas: O que é a razão? Que requisitos serão necessários para medir a constante LR? Que medida é esta? Será de facto possível definir R pelo seu grau de afastamento de L?
7. Entendemos pela termo razão a capacidade humana de pensar presumindo o cálculo lógico e a relação de um sujeito com um objeto, mediante um discurso conceptual consciente e intencional. Este termo, razão, entrou na linguagem filosófica com Lucrécio e, mais tarde, com Cícero. Por seu lado, o termo loucura, de terminologia incerta, prefigura um significado apenas existente nas línguas ibéricas (loco, louco). Não há grande certeza sobre a sua etimologia. Sugere-se o árabe «lauqa» (tonto, bobo, tolo), já que terá sido o Oriente árabe o primeiro a considerar a dignidade humana da loucura, a atestar pelos «hospitais psiquiátricos» no Cairo do século XIII. Na Europa, as primeiras instituições deste género surgirão em Espanha, no século XV. Classicamente, a loucura foi considerada o outro da razão, contestando-a no interior desta última. De modo contrário, na sua célebre meditação, Descartes excluiu-a da ordem das razões. Consideremo-la então, «uma desordem e um obstáculo à ordem», como diria Foucault. Enfim, uma desrazão que deveria ser institucionalmente tratada mediante a clausura do louco – questão mais de ordem ética do que epistemológica ou ontológica.
8. Mas, apesar das várias formas grafadas da palavra razão e suas pequenas variações semânticas ao longo da história (ratio, dianoia, noesis, logos, etc.), assim como das suas multifacetadas leituras (faculdade de conhecer; conhecimento natural; razão pura e prática; razão divina; razão das coisas (objetiva); razão revelada; etc.) admite-se, invariavelmente, uma matriz pela qual a razão se aciona, a saber, o discurso, a palavra. Nesta medida, por mais atalhos que tomemos, por mais elucubrações que façamos, não nos evadiremos da necessidade dos conceitos, dos sinais lógicos da linguagem, das regras do discurso, enfim, não somos seres racionais na ausência de palavras. Somos incapazes de raciocinar sem expressões verbais correspondentes a conceitos mentais.
9. Dada a espontânea inevitabilidade das palavras para a sobrevivência de qualquer tipo de razão e de loucura, é nelas que encontramos as condições transcendentais que permitem decifrar esta dual convivência. As palavras estão vinculadas a uma necessidade vital pois, sem elas, o homem seria incapaz de referir a sua vida mental e material. São elas igualmente que medem o provável ou o improvável, enquanto experienciamos o nosso eu-no-mundo. E é aqui que o espírito da análise filosófica antecede a letra da técnica psicológica. De que nos serve uma técnica se não possuirmos a arte? Esta arte é a capacidade de não ser ignorante ou de ter tido a possibilidade de não o ser. Em boa verdade, para conseguirmos apreender a ajuda do técnico é importante uma clarificação prévia do nosso pensar imediato que, bastas vezes, se assemelha a um amotinado remoinho de pensamentos e sensações e/ou emoções que nos podem sufocar. Pretendemos que a filosofia nos ensina o seguinte: a própria psiquiatria não será mais de que uma pretensa neurologia determinista se evitar o face a face com a psicologia.
10. Aceitamos, ainda, que as emoções (primárias e secundárias) são fundamentais para a habilidade de sobrevivência e convivência na nossa espécie. No entanto, por si sós, não nos proporcionam o adequado equilíbrio do eu-no-mundo-dos-outros. Dito de outro modo, a razão apenas se desenvolve na heteronomia, na relação com as razões dos outros significantes, daqueles que nos ensinaram a falar e a pensar, daqueles que pensam falando connosco. Caso contrário, o eu seria um nada (se bem que ainda) no mundo humano. E quando dizemos que a constante filosófica LR mede o grau de loucura, pretendemos falar de quantidade no sentido metafísico em que uma essência se predica ou realiza, ou determina, num homem particular. ‘Este homem é/está louco’ – tal expressão significa que nesse homem se quantificou uma essência, já que realizou no seu ser-no-mundo uma disposição da sua natureza. A loucura está na natureza do ser humano, dela faz parte, e apenas quando circunscrita se poderá transformar em objeto de estudo. Por isso, e parafraseando Oscar Wilde, afirmamos que a loucura pode curar-se, não a imbecilidade.
11. Também é conhecida a tese de que da filosofia se originou a psicologia. Bastas vezes, inclusive, a primeira consegue substituir a segunda. A filosofia é a antecâmara do estudo da mente e do corpo. As ciências psicológicas e psiquiátricas (que, historicamente surgiram pela assunção (clássica) do conceito de doença mental ou loucura) revestem-se de uma importância grande para a compreensão do comportamento emotivo-intelectual (diário) do homem atual e de todas as eras. Estas ciências tratam de modos possíveis de se ser humano. Para evocar um exemplo maior, perguntemos se se poderia interpretar a condição do portador de esquizofrenia enquanto um seu modo de ser homem ou mulher?! Pode defender-se que o portador de esquizofrenia não deva eximir-se aos psicotrópicos, internamentos, etc. desconsiderando que mesmo estes pacientes possuem uma história vivencial, uma narrativa cujo estudo permitirá não a tornar completamente ininteligível e estranha à natureza humana dita normal? Será possível descobrir algo na esquizofrenia que seja mediatizável, uma vez que se trata duma enfermidade cuja etiologia não é ainda completamente conhecida? Dos muitos casos em que («famosos») portadores de esquizofrenia conviveram com a doença, não se encontraram neles alguns outros modos de se ser humano? Entre muitos exemplos, lembremos o de John Nash, ao afirmar que teria saído da sua «irracionalidade», numa última fase, sem recurso a medicamentos... E também não é verdade que as pessoas ditas normais continuam a acreditar numa série de coisas estranhas?! Sabe-se que o problema continua a ser estudado, mas avança no sentido de se concluir que o isolamento/autismo é responsável pelo desenvolvimento negativo desse bizarro padecimento humano[1]. E ainda os nossos delírios íntimos, não poderão eles ser negociados, compreendidos pelo diálogo numa base de confiança interpessoal? Humani nihil alienum.
12. Possui, então, a loucura uma radical determinação genética e, nesse caso, somos vítimas permanentes de um incontornável, fatídico e impessoal ADN, ou a genética apenas nos condiciona? E em que situações (existenciais…) poderá essa regulação ser menorizada ou alterada pela biologia química, pela quimioterapia? E não será o resultado o mesmo, a saber, a desrazão?! Ora, presumindo que a loucura dispõe intrinsecamente de uma causa genética, devemos descurar a influência do conjunto de estímulos extrínsecos que, por sua vez, provocarão, eventualmente, potenciais respostas biológicas? Não será o meio sócio cultural outra face da mesma moeda? Não deriva o pensar do demente também de uma aprendizagem social que (embora marque somaticamente o córtex que o antecede, e bastas vezes alterando a massa cerebral), não se esgota nessa realidade, nessa armadilha com que a natureza nos confunde? Admitindo que se encontrarão, num futuro próximo, os genes da loucura, será a manipulação genética a resposta?
13. Chegou a altura da seguinte questão: é a filosofia (nomeadamente, a partir de uma abordagem fenomenológica) que impede os surtos de loucura (a criminal, por exemplo) no comportamento do ser humano? Na verdade, se assim fosse, nenhum filósofo teria padecido do efeito de tais fenómenos! Se bem que a loucura e a normalidade sempre possuem um significado social, teremos de as entender no seu sentido positivo como algo humano, confrontando os nossos mais bizarros tipos de imaginação com as coisas, admitindo todas as perceções loucas do real - donde derivam, como sabemos hoje em dia, heterodoxas mas significativas psicoterapias (artes, música, desporto, etc.). Mesmo o louco violento ensina à razão como agir precocemente, não excluindo (nem o conseguiríamos fazer) a reclusão, a farmacologia, a neurologia, e outros processos lógicos/racionais de intervenções pontuais ou sistemáticas. Entendemos pelo termo loucura, o conjunto das formas arracionais de resposta ao sofrimento que a realidade provoca no sujeito, deformando o incontornável real empírico e ameaçando a inteligência. E nesta medida, seremos todos loucos?! No entanto, a consciencialização/descrição dos nossos estados íntimos é, tão-só, realizada pela compreensão filosófica do real quotidiano com os outros, seja pela filosofia, seja pela psicologia, mediante uma distância reflexiva que habitua e obriga o sujeito a despersonalizar-se para melhor se pensar enquanto objeto preenchendo, assim, o hiato que medeia entre o visado desejante e os dados reais da consciência que se surpreende num mundo empírico. O louco desarrazoado age como num sonho, perdido que está o seu ser-no-mundo. De modo não consciente converte a função psíquica do real numa função psíquica do irreal. Abortada, agora, a reflexão (filosófica), o louco é incapaz da descrição do seu estado de espírito mas interpreta-o, erroneamente, enquanto real efetivo. Assim se evade da realidade que o agride, arquitetando um refúgio de inércia intelectual, para mal de si e dos outros, num patológico devaneio quase-passivo que (re)constrói com as armas da sua penosa alienação. E, de modo similar, assim também se poderão iniciar as guerras entre as nações (as justas, as preventivas, as económicas e outras). E para terminarmos com um exemplo, mas que abre nova discussão (e apelando a um pensamento de Nietzsche que lembra que nos indivíduos a loucura é algo raro - mas nos grupos, nos partidos, nos povos, nas épocas, é regra), diremos que a loucura sanguinária que está de regresso às nossas vidas nestas primeiras décadas do século XXI, começará a encontrar a sua cura (já que esta sempre surge por acréscimo) a partir do momento em que a razão filosófica se exprima livremente pelo treino conceptual, pela pura descrição dos atos intencionais da consciência e, sobretudo, pelo regresso às Humanidades, ao espírito livre e criador de riqueza intelectual e emocional. Nenhum facto histórico demonstrou que as ideias se derrotam com bombas! Mesmo no extermínio étnico sobra a memória! A constante LR ajuda a mostrar que só a razão integrada no real (desde que o real, considerado de um modo geral, seja realizado de modo menos agressivo/frustrante para a sobrevivência individual, logo da espécie) afasta a loucura da ideologia religiosa, nacionalista, imperialista, económica, ou qualquer outra desrazão. Não poderá a filosofia defender que a loucura do fanático se combate, a montante, com a revolução das idiossincrasias e não, apenas, com bombas? Devemos vender mais livros e menos armas?!

14. Em suma, somos forçados a suportar a efetividade, enquanto meros mortais, que a consciência humana abre, involuntariamente, mais possibilidades do que aquelas que consegue encerrar. É nesse hiato que se realiza, no sujeito, o fenómeno (phainomenon) da frustração/loucura/desrazão e/ou da compreensão/razão. A arte de não enlouquecer está, precisamente, na análise crítica destas conjunções e destas disjunções.

Joaquim Carlos Araújo

 Dezembro de 2015.



[1] Conferir com, por exemplo, o VIII Colóquio Internacional de Esquizofrenia do Porto, 17 de Junho de 2011.

Sem comentários:

Enviar um comentário