domingo, 15 de julho de 2018

No bicentenário do nascimento


KARL MARX- Há duzentos anos…

Há duzentos anos, em 5 de Maio de 1818 nasce Karl Marx na cidade de Tréves, na antiga Prússia, hoje Alemanha. A Rua Brückenstrass, onde se situa a casa-museu- Karl Marx House- ao pé do Museu Friedrich Ebert (líder do Partido Social-democrata alemão e primeiro presidente da República) é muito visitada por ambas as razões. O pai era um importante advogado. Na casa paterna Karl assistia às tertúlias culturais e políticas em que se discutiam as ideias dos iluministas (Kant, Fichte…) e do liberalismo. Marx entrou para a Universidade de Bona para tirar o curso de Direito, mas depressa desistiu e transferiu-se para a Universidade de Berlim, para o curso de Filosofia, no qual pontificavam e se confrontavam com vasto impacto público as ideias do eminente filósofo e reitor F-W Hegel, falecido em 1831, e do seu contraditor, L. Feuerbach. Marx estudou profundamente ambos, conservando de Hegel o seu método dialético e de Feuerbach a simpatia precoce de um materialismo filosófico. A sua tese de doutoramento, de resto, versaria os dois filósofos da Grécia Clássica, fundadores da corrente materialista: Demócrito e Epicuro, na qual sustenta uma interpretação tão inovadora que, obtendo embora a mais alta classificação, suscitou a desconfiança das chefias académicas. Estudante brilhante mas inconformista, não lhe permitiram ingressar na carreira universitária. Torna-se jornalista, de início sem grande vontade, porém depressa atrai a atenção do público em notáveis reportagens sobre, por exemplo, o chamado “roubo” de madeiras mortas nas terras dos senhores feudais, denunciando vigorosamente a lei que justificava a repressão sobre os pobres aldeões, e a situação de miséria dos vinhateiros do Mosela (Reno), explorados até à medula. A censura e a polícia caem sobre o jornal e encerram-no. Em 1843 Karl contrai matrimónio com Jenny von Westaphalen, filha de um aristocrata e irmã do futuro ministro do Interior. É dessa altura a redação da Crítica da Filosofia do Direito de Hegel, cuja Introdução, as suas frases, são conhecidas em todo o mundo, nelas se exprimindo a realidade da alienação nas esferas económica, política e religiosa. Essa categoria filosófica fora herdada de Hegel, porém sofreu uma profunda reviravolta nas mãos do muito jovem ainda Karl Marx. Com alienação queremos referir aquele estado subjetivo em que os indivíduos não se reconhecem nas obras que eles próprios produziram e abandonam a sua liberdade e autonomia a favor de uma liberdade ilusória. Nessa obra juvenil encontra-se também em embrião a perspetiva marxiana sobre a impossibilidade de qualquer Estado ser neutral nas sociedades divididas em classes sociais.
Perseguido pela polícia do governo e expulso, refugia-se com a sua família em Paris, onde, em contacto com as ideias socialistas, “descobre” a existência de uma classe moderna, a classe operária, para a qual destinará o papel histórico de executar até ao fim o programa libertário da Grande Revolução Francesa de 1790 e ir mais longe na medida em que a Revolução Industrial já equivalia ao cumprimento do programa da Burguesia. Esta classe já governava em absoluto, ou caminhava para tal a passos largos. A questão nova que se levantava era a emancipação das classes assalariadas, a quem, na realidade, se devia a produção de todas as riquezas. Em estudos posteriores (alguns apenas conhecidos no século vinte) – A Ideologia Alemã e o célebre Manifesto do partido comunista (ambas em conjunto com F. Engels) - a ideia da força de trabalho como fonte do lucro ia desbravando caminho. Nos anos quarenta Marx conhecera Frederico Engels, filho de um rico empresário têxtil com fábricas na Inglaterra e Alemanha, forjando-se entre os dois uma das mais lendárias amizades de qualquer tempo e lugar.
Expulso de Paris por pressão do governo alemão, muda-se para a Bélgica onde, com Engels, fazem vingar as novas ideias numa associação operária semissecreta e convertem-na no embrião da futura Associação Internacional dos Trabalhadores, a qual só viria a ser fundada em 1864 (AIT- Primeira Internacional) em muito devido à liderança intelectual de ambos. Expulso de Bruxelas, Marx e a sua família cada vez mais numerosa encontram refúgio em Londres. Daí não mais sairá até à sua morte. Os anos cinquenta serão anos de uma extrema penúria. Marx redige artigos de política internacional (alguns dos quais constituem peças exemplares na área do jornalismo) para jornais ligados ao mundo do trabalho, mas os proventos são escassos. O seu amigo Engels terá de intervir, depois de passar ele mesmo a administrador-proprietário de uma das empresas da família.
Intercalando com intervenções na AIT (combatendo, por exemplo, a doutrina influente do anarquismo, consideradas por ele prejudiciais para as lutas operárias, pelo voluntarismo de minorias que ela advogava) e com o jornalismo, entrega-se a fundo à investigação económica da estrutura e funcionamento do modo de produção capitalista (esta e muitas outras designações marxianas tornar-se-ão depois vocabulário do cidadão comum). Acumulando materiais que hoje se estão reunidos em dezenas de volumes nas Obras Completas, Marx ainda veria em vida a edição do Primeiro Livro de O Capital, ao qual se seguem os outros dois Livros (normalmente editados em vários tomos, como sucede na edição portuguesa, com tradução criteriosa do especialista e filósofo José Barata-Moura), estes sob supervisão de Engels.
De duas obras importa sublinhar a sua importância nos planos político e científico: as Teses sobre Feuerbach (escritas em pouco mais de página e meia em 1845, tinha Marx 27 anos) e o Manifesto. Nas Teses, Marx escreve, por exemplo: «A questão de saber se ao pensamento humano pertence a verdade objetiva não é uma questão da teoria, mas uma questão prática. É na práxis que o ser humano tem de comprovar a verdade, isto é a realidade e o poder, o carácter terreno do seu pensamento. A disputa sobre a realidade ou não-realidade de um pensamento que se isola da práxis é uma questão puramente escolástica.»; ou, esta outra, a décima primeira e última, sobejamente célebre: «Os filósofos têm apenas interpretado o mundo de maneiras diferentes; a questão, porém, é transformá-lo.».
No Manifesto podemos ler: «A moderna sociedade burguesa, saída do declínio da sociedade feudal, não aboliu os antagonismos de classe. Limitou-se a colocar novas classes, novas condições de opressão, novas formas de luta, no lugar das anteriores.»; «E na mesma medida em que a burguesia, isto é, o capital se desenvolve, desenvolve-se também o proletariado, a classe dos operários modernos, os quais só vivem enquanto têm trabalho e só têm trabalho enquanto o seu trabalho aumenta o capital. Estes operários, que têm de se vender a retalho, são uma mercadoria como qualquer outro artigo de comércio, e estão, por isso, igualmente expostos a todas as vicissitudes da concorrência, a todas as flutuações do mercado.»
Boa parte das ideias revolucionárias, nos planos político e das ciências sociais, já se encontram vertidas genialmente nestas páginas escritas por um jovem que ainda não fizera 30 anos, sendo longa e profundamente desenvolvidas nos poucos mais de trinta anos que Marx iria viver, nomeadamente a descoberta de que é na mais-valia (nas horas da jornada não pagas ou valor excedente) que o empresário vai buscar o lucro.
Sabe-se que a Bíblia e o Manifesto são os livros mais vendidos, conhecidos e lidos do mundo, e não são, na realidade, tão contrastantes assim. Muitos são os cristãos sinceros que se revêm em ambas as escrituras. A religião, diz Marx, repetindo I. Kant, pode ser em determinadas circunstâncias “um ópio” como, de resto, quase tudo que o homem pensa e faz, porém, noutras, é “um fermento” (este acrescento já não é de Kant).
Karl Marx, cuja importância para a humanidade se costuma enfileirar ao lado de Galileu, Newton, Darwin e Einstein, morreu em 1883, definitivamente abalado com a morte da esposa e, a seguir, de sua filha querida Jenny, de 38 anos de idade.
A sua campa em Londres, no cemitério de Highgate, é roteiro turístico. Paga-se, porque o cemitério é privado, para visitar também as campas dos famosos Georges Elliot, Gabriel Rossetti e Michael Faraday. Um busto de bronze e uma inscrição: «Trabalhadores de todos os países, uni-vos!»

J. A. Nozes Pires
P.S. – É muito sugestivo o filme «O Jovem Marx», de Raoul Peck, de 2017.

(Este artigo foi publicado no semanário regional «BADALADAS»)



Sem comentários:

Enviar um comentário